Accesibilidad

Repositorio de experiencias

Carlos Gomes

"Carlos Gomes, da U. de Tras Os Montes e Alto Douro, está facendo as prácticas de Traballo Social con nós "

05/11/2014

"


Cada vez tenho mais a certeza de que a escolha do CDR "O Viso" para estagiar foi a mais acertada.

Tenho vindo a sentir que poderá ser, no global, uma experiência bastante enriquecedora. Desde o início, o contacto com outra cultura, outro país, outra língua e outra gente tem-me preenchido a alma. Nos primeiros dias, como tudo era novo e diferente em alguns aspectos, a ânsia de corresponder às expectativas e de melhor me integrar consumiu-me quase por completo. De referir que tudo foi mais fácil graças à agradável  recepção por parte do CDR “O Viso”. Os esforços e sinergias criados pelos colaboradores do CDR para me incluir e me dar a conhecer o contexto foram, sem dúvida alguma, um ponto crucial nesta minha nova experiência.

No que concerne ao âmbito profissional (práticas), tem sido motivador para a minha aprendizagem perceber a abrangência (idosos, adultos, crianças), a solidez e as boas práticas desta entidade. É de realçar a credibilidade que foi sendo conquistada graças ao desenvolvimento no terreno da missão e valores como guia prático do CDR "O Viso".

Todos sabemos que os fenómenos e problemáticas sociais são múltiplos e dispersos por várias dimensões. Neste caso em específico, materializam-se no contexto rural e influem por completo na qualidade de vida das unidades familiares e creio ser bastante pertinente a abordagem integral que se tem posto em prática. Estou curioso e motivado para aprofundar os meus conhecimentos e, se possível, contribuir para implementar as estratégias. Os Governos adoptam cada vez mais uma descentralização de competências sociais para as organizações do 3º sector, logo, havendo condições e competência, acredito que as ONGs se possam afirmar de forma definitiva e pautadas pela prestação de serviços de qualidade e intervenções com vista à dignidade humana. Enfim, que sejam capazes de assegurar respostas sociais para as diferentes vulnerabilidades e tendo como referência as identidades comunitárias. E é assim que procuro crescer, pessoal e profissionalmente convosco!!! 


"

Arquivado en:
Colaboradores/as